Likelion

Likelion

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Processo serigráfico

A serigrafia pode ser dividida da seguinte maneira: 1) Criação e arte, 2) Diapositivos , 3) confecção de matrizes , 4) Equipamentos de impressão , 5) Tintas serigráficas , 6) Substratos ,7) Técnicas de impressão , 8) sistema de secagem.
Conhecendo todas as etapas de forma básica , você pode desenvolver ótimos trabalhos.

1) Criação e arte é feita através de programas gráficos , corelDRAW , photoshop , adobe ilustrator, conhecendo alguns desses programas voçê pode desenvolver vários tipos de arte.

2) Diapositivo é o material que transportará a imagem a ser impressa para a matriz serigráfica através da fótogravação: sua caracteristica principal é ser transparente onde não há imagem e ser totalmente negro onde a imagem é formada, evitando assim a passagem de luz. Pode ser papel vegetal ou transparência.

3) Confecção da matriz é a esticagem de um tecido serigráfico em uma moldura que pode ser: madeira ou alúminio, essa esticagem pode ser feita das seguintes maneiras :
Esticagem manual: somente pode ser usada em quadros de madeira , pois neste caso temos a opção de prender o tecido serigráfico com grampos.
Esticagem mecânica: é feita por meio de esticadores especiais, usando sistemas mecânicos permitindo uma esticagem de boa qualidade. Podendo ser utilizado grampos ou colas especiais para matrizes.
Esticagem pneumática: é feita por meio de esticadores que utilizam sistemas pneumáticos ,são compostos de pinças , alimentado por ar comprimido, permite grande uniformidade na tensão do tecido serigráfico. Utilizar colas especiais para matrizes serigráficas nesse caso.

4) Equipamentos de impressão: pode ser do mais simples ao mais sofisticado, os mais simples são mesas de impressão de 1 ou mais suportes chamados tambén de berços, mesas corridas , e até mesmo carroséis automatizados que fazem todo o trabalho automaticamente.

5) Tintas serigráficas: exitem varios tipos de tintas serigráficas com resinas diferentes, sendo algumas a base de aguá , base de plastisol, base solvente e também tinta UV ( ultra violeta ) .

6) Substratos : são os materiais a serem impresso no processo serigráfico, cada material deve ser analizado e cada tinta deve ser utilizada de acordo com o material a ser impresso, é recomendado fazer testes prévios nos materiais antes de começar uma produção , garantindo assim uma boa ultilização das tintas em seus respectivos substratos.

7) Técnicas de impressão: a melhor maneira de se conhecer as técnicas de impressão é trabalhando com diversos tipos de tintas que proporcionam varios efeitos , cada linha de tinta tem uma maneira de aplicação. Tintas com relevo, tintas zero toque , tintas fluorecentes , tintas com textura e assim vai! Da linha textil até a linha base solvente e UV também.

8) Sistema de secagem: pode ser através do soprador térmico, flash cure que é um sistema de secagem que torma uma produção mais rápida, e a estufa de secagem que garante a secagem total da tinta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário